quarta-feira, 21 de maio de 2008

AS PRAIAS DE SALVADOR PRECISAM MAIS DE CUIDADOS






As praias de Salvador, belas paisagens visitadas por turistas do mundo todo, sofrem com a falta de consciência de parte da população que não se preocupa com sua preservação. É comum encontrar lixo de todos os tipos jogado na areia, seja por banhistas ou trazidos pelas correntes marítimas. Uma das causas deste grande problema é falta de educação ambiental, comprovada por ONGs de Salvador que tentam desenvolver projetos para a preservação das praias da cidade e conscientização da população. Mas a realidade mostra que há uma dificuldade na concretização desses projetos, seja por falta de incentivo do governo, carência de patrocínio ou falta de participação da comunidade.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

PRESERVAR É PRECISO


É fato que a Terra, como a conhecemos, está sob sérias ameaças: poluição, aumento da temperatura global, destruição de florestas inteiras, destruição da camada de ozônio, assoreamento de lagos e rios, redução da capacidade pesqueira e de outros recursos naturais, extinção de espécies, etc. Esse é o panorama que está fortemente relacionado ao modelo de desenvolvimento que construímos e impomos ao meio natural. Parece ser consenso que desde fins da década de 70, o “mundo” tem sentido que esse modelo não é sustentável, que é necessário preservar o que ainda existe, e que é preciso recuperar, tanto quanto possível, o que foi destruído, sob ponto de não deixarmos às gerações futuras um mundo habitável. É preciso para tanto que todo cidadão tenha consciência ecológica e acesso a informação. As soluções para o problema ambiental passam necessariamente pelo reconhecimento da dinâmica e funcionamento do planeta, o que pode permitir uma analise mais abrangente dos aspectos problemáticos do relacionamento entre a humanidade e o ambiente.

O Meio Ambiente Pede Socorro


Os desmatamentos e as queimadas constantes não só têm levado muitos animais a ficarem sem abrigo e alimentos, mas os obriga a serem presas fáceis, bem como também têm tornado o solo suscetível à erosão, o que o torna infértil e impraticável a sua reabilitação. Com a caça indiscriminada, há o desequilíbrio no relacionamento alimentar e populacional. Com a contaminação dos rios, mares, do ar e do solo, há a morte de animais e vegetais, que além de causar grandes danos econômicos, compromete a produção de oxigênio para atmosfera. Tudo o que existe na natureza tem um papel importante para a continuidade da vida no nosso Planeta Terra. Sendo assim, interferir na harmonia da natureza resulta em interferir na própria existência do "Homem".Diante de todas as catástrofes, variações climáticas que estamos vivenciando é preciso agir, não deixar para amanhã.

A natureza é nosso lar e dela depende a nossa sobrevivência. Preservar é o nosso dever!Como eu posso contribuir na preservação do meio ambiente em que eu me relaciono?Desde a mais tenra idade o ser humano possui a capacidade de adquirir conhecimentos, colocá-los em prática e perceber que sua ação é necessária e fundamental na conquista dos resultados.Com pequenas ações do dia a dia podemos contribuir para um mundo melhor.

domingo, 18 de maio de 2008

ABRAÇANDO O MEIO AMBIENTE


Pequenas mudanças que você pode adotar para melhorar o planeta. Foto: Júlia Luz Que estamos deixando uma triste herança para nossos filhos e netos, isto já não é novidade. Muito pessimismo também não vai ajudar neste desafio que a humanidade tem pela frente. Neste cenário a certeza é a de que você pode e deve fazer a sua parte. Se você não conhece a frase "Pensar globalmente, agir localmente", é melhor memorizar e refletir sobre a mensagem. Pequenas medidas que você pode adotar irão fazer toda a diferença em um futuro próximo. Enumero em seguida atitudes primordiais para sua saúde e de nosso planeta: Caminhe ou vá de bicicleta quando puder. Carros são mais responsáveis por danos a atmosfera do que as indústrias. Recicle - o lixo que não é reciclado acaba em um aterro, gerando metano e CO2; além disso, produtos reciclados requerem menos energia para ser produzidos do que produtos feitos do zero; Plante árvores e outras plantas onde puder - as plantas tiram o CO 2 do ar e liberam oxigênio; Jamais queime lixo - a queima lança CO2 e hidrocarbonetos para a atmosfera. Se não der para evitar ter um carro, certifique-se de andar somente com o motor regulado - isto permitirá que ele funcione com maior eficiência e produza menos gases nocivos; Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. É claro que existem muitas outras medidas a serem tomadas para evitar um colapso ambiental, mas estas atitudes podem ser consideradas primordiais por serem simples e de grande importância. Para finalizar estas diretrizes, lembre-se também de sugerir para seus amigos a adoção destas práticas

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Dicas de Curiosidades



Cuidados com lâmpadas fluorescentes Algumas recomendações sobre o manejo e disposição e outras instruções em relação a lâmpadas fluorescentes são importantes para sua segurança e também para preservação do meio ambiente.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Fique atento!!

Prazo para inscrições do Enem 2008 vai até dia 30 de maio.

Turma do Curso de Pedagogia _UNIFACS (EAD)

Vai deixar saudades!!